Páginas

domingo, 4 de outubro de 2009

AULA DE FIXAÇÃO

RECAPITULANDO A PARTE MAIS IMPORTANTE DA AULA:



Em 1929 um grupo de cidadãos resolveu fundar uma sociedade que teria por meta reunir os músicos dispersos na cidade e manter acesa a chama da música sinfônica na cidade. Assim foi criada a Orquestra da Sociedade Sinfônica Campineira, cuja estréia ocorreu no dia 15 de novembro daquele ano, no Cine-Teatro São Carlos; como primeiro regente o maestro Salvador Bove e segundo regente, o maestro João di Tullio.
Depois de desativada a Orquestra Sinfônica em 1953, Luizinho reuniu seus alunos de violino, formando o conjunto "Jovens Violinistas de Campinas". Logo, aderiram ao conjunto, músicos remanescentes da extinta Orquestra Sinfônica, fundando a Orquestra Maestro João di Tullio.



FOLHA DE PAGAMENTO DA SOCIEDADE SINFÔNICA CAMPINEIRA
Mais tarde, na gestão do prefeito Ruy Novaes, estimulado pela Secretária de Educação, Jacy Milani, Luiz de Tullio assumiu a regência da já então, Orquestra Sinfônica Municipal, até 1974, agora com uma estrutura profissional mantida exclusivamente pela Prefeitura Municipal de Campinas, com DECRETO de Ruy Novaes.
Depois disso, por decisão política, outros vieram.

DECOREM A LIÇÃO !

2 comentários:

  1. Meu nome é José Antonio Whiteman (65 anos), Sou neto de Jorge Whiteman, violinista e regente desta Orquestra nos tempos de sua fundação. Gostaria de receber notícias, artigos onde relata as atividades de meu avô Jorge Whiteman. Quero informar que sou violinista amador e adoro música clássica. Tenho muitas gravações em fita de vídeo e DVD. Meu endereço é : jwhiteman@hotmail.com e jwhiteman@bol.com.br
    Estou ancioso por notícias. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Meu nome é Solange Bezerra e não se assuste. Estava procurando informações sobre Jorge Whiteman e achei este blog. Bem foi resumindo, o Sr. Herbert Whiteman ( Tio Ibê ), era filho das primeiras núpcias de Eugenie Louise, que vem à ser bisavô de minha mãe.
      Meu facebook:
      http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150580221895825&set=a.338379535824.155345.707075824&type=1&theater#!/solange.da.costa.bezerra

      Um grande abraço,

      Solange

      Excluir