Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

MEU AMIGO, SEBASTIÃO TEIXEIRA



SEBASTIÃO TEIXEIRA, barítono, nasceu em Caeté-MG, em 30-12-54
Filho de Wilson Teixeira , pintor de paredes e Mestre de Bandas no interior de Minas Gerais, e de D. Doloriza Soares Teixeira , do lar.
Acompanhava meu pai nas retretas que ele fazia pelas cidades de Minas...e ao 14 anos...começou a me dar aula de música...mas....não fomos prá frente....
Aos 17 anos..ingressei no Coral Monlevade...a convite do diretor e mesmo trabalhando como frentista de posto de gasolina, sobrava tempo para os ensaios e viagens pelo interior de Minas e pelo Brasil.
Aos 18 fiz teste para a Cia. Siderúrgica Belgo Mineira, em João Monlevade, onde residia e me tornei operário, período que durou cinco anos, mesmo tempo no citado coral.
Me casei aos 24 e me transferi para B.Hte., onde ingressei na Polícia Civil do Estado, através de concurso público.
Paralelamente, fui admitido nos corais do : Modern American Institute, Coral da Assembléia Legislativa, Coro Contemporâneo de B.Hte , e no ARS NOVA, Coral da Universidade Federal de Minas Gerais, com o qual viajei por vários países da América do Sul e Europa, participando de festivais e concursos, por seis anos.
Mas em 1987, já tendo sido efetuado como membro do Coral Lírico de Minas Gerais, começei a fazer os primeiros papéis em ópera....
Começei como o Comissário Imperial , de Madame Butterfly e logo depois...Alfio..de Cavalleria Rusticana.

Assim que abriu uma chance de cantar em um teste para o Coral Lírico de S. Paulo, vim imediatamente, tendo que abandonar a carreira policial e consequentemente, a família, após separação amigável.
Em 1990, cheguei a esta acolhedora cidade e em 1992, fiz audição para Colombo, de CArlos Gomes e Il Barbiere di Siviglia, tendo obtido sucesso nas duas audições...
Daí prá frente...vieram muitos compromissos....e muitas óperas de Carlos Gomes...pelo Brasil e que me permitiram ganhar alguns prêmios.
Melhor Cantor Erudito, pela APCA nos anos 1995 e 1998

EM "O ESCRAVO"

Destaque Masculino, do Prêmio Carlos Gomes, instituído pela Sec de Cultura do Estado de S. Paulo, em 1999 , ocasião da tournèe LO SCHIAVO por seis capitais brasileiras.
Em 2000, Medalha de Honra ao Mérito , por serviços prestados á cultura mineira.
Tenho em meu repertório cerca de 35 títulos encenados pelo Brasil, incluindo três óperas escritas para a minha voz, sendo elas.:
ANJO NEGRO,de Nelson Rodrigues, composição de João Guilherme Ripper, estreada no Teatro do Banco do Brasil, regida pelo Maestro Abel Rocha.
O CIENTISTA, obra composta por Sílvio Barbato, estreada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e que fez tornèe por cinco capitais, no ano de 2006, regida pelo compositor.
CARLOS CHAGAS, que foi estreada na Embaixada do Brasil , em Roma, regida pelo compositor.

EM "CARLOS CHAGAS"

Devo ressaltar que devido ao desaparecimento do querido maestro e compositor...sua ópera foi concluída por Alexandre Shubert e regida em B.Hte, pelo Maestro André Cardoso, seu colega de anos , no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Sou muito grato a todos que me fizeram optar por esse mister, a começar por meus pais, meus ancestrais, meus professores, Mirtes Batista B.Teixeira, mãe dos meus cinco filhos, Maria Thereza M. Souz Lima, Kátia Sprovieri de Santis, César Mortari, meus filhos e meus inúmeros amigos que de uma forma , ou de outra, me sustentam com seu carinho e compreensão, além do estímulo e lógico a DEUS !
----------------------------------------------------------------

EM "SALVADOR ROSA"

Ele é o grande divulgador da obra de Carlos Gomes.
Já cantou mais de 30 títulos de ópera de diversos e consagrados compositores.
De Carlos Gomes já cantou Colombo, Lo Schiavo, Fosca, Salvator Rosa, Maria Tudor,
Missa de N.Senhora da Conceição, canções etc.
IMPORTANTE: Em julho deste ano estará cantando RIGOLETTO no teatro São Pedro em São Paulo )

IMPERDÍVEL !)

EM "RIGOLETTO"
Não perco por NADA !
----------------------------------------------------------------
FRASE DO DIA:

EM "PAGLIATTI"

"TODO MEU PATRIMÔNIO SÃO MEUS AMIGOS." (Emily Dickinson)
----------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Trabalhar com Sebastião Teixeira é sempre um privilégio. Não preciso nem falar de sua voz, mas falarei de algo igualmente característico: não há uma só pessoa que não se contamine com a alegria desse mineiro.

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem, Denise.
    Faz bem descobrir a arte no Brasil.
    Rosângela Goldoni

    ResponderExcluir