Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MULHERES ? VERDES ?


 AS MULHERES SÃO VERDES
Sílvia Schmidt

(com exceção da última, as fotos foram tiradas por mim, que amo as árvores, em Natal e arredores de Natal em 2001 e a câmera não era digital)
            (esta mangueira gigantesca, fica no Colégio de Freiras, na Praia de Ponta Negra)

Conversando com um velho homem, um jovem desabafou:
" Há tanto tempo venho querendo conhecer uma garota e hoje, conseguindo falar-lhe por telefone, fiquei decepcionado "
" Mas por que ? ", indagou o velho homem.
" Eu lhe perguntei timidamente como ela era e ela - rindo! - respondeu: sou verde.
" E por que a resposta o chocou ? "
" Ora, amigo, ela estava debochando de mim ! "
Ouvindo isso, o velho homem pôs-se a falar:
" Meu jovem, você não entendeu que ela estava se comparando a uma árvore. "
   (esta fica numa das praias próximas a Natal)

" Árvore ? Como assim ?!? "
" Menino, as mulheres são como as árvores:
Elas fincam raízes no solo dos nossos corações;
Têm paciência e capricho com o próprio crescimento;
Seus braços são poderosos e, ao abraçá-las, nossos espíritos recebem renovadas energias;
Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe delas.
 (esta também, fica nos arredores de Natal)

Outras - aquelas que não dão frutos - oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso;
Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força e da fé,
acalmando-nos, por mais assustadora que seja a noite;
Sua seiva são as lágrimas de dor ou de alegria quando em presença do machado ofensor
ou do regador daqueles que as amam;
Seus corações vão alto o suficiente para escutarem mais de perto os recados do céu;
  (estes coqueiros ficam na estrada para Aracajú)

Elas reverdecem as florestas dos homens, as ruas das cidades, as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios;
Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do que ninguém, elas valorizam e protegem seus ninhos;
Suportam melhor a solidão e as vicissitudes que a Vida às vezes nos impõe;
No mundo, elas nascem em maior número para que o verde da esperança jamais empalideça.
  Meu menino, todas as mulheres são árvores, todas as mulheres são verdes."
Ao final desse relato, refletiu o rapaz:
" Eu tenho um triste jardim no peito:
nele está faltando uma árvore "
 e correu para o telefone mais próximo ...
 VOLTADAS PARA O SOL

Um comentário: