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sexta-feira, 22 de julho de 2011

OS 10 CANAIS IMPORTANTES DO MUNDO


 CANAL DE CORINTO - GRÉCIA
                  O Canal de Corinto é um canal que liga o Golfo de Corinto com o Mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto, e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.
                    O canal possui 6.3 km de comprimento, e foi construído entre 1881 e 1893. Torna a locomoção de barcos pequenos na região mais fácil, uma vez que elas assim não precisam dar a volta em cerca de 400 km, em torno do Peloponeso.
                           Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreita para cargueiros internacionais. O canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos: 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente.
                          A primeira tentativa de construir um canal na região aconteceu no ano de 67, em uma tentativa realizada pelo imperador romano Nero, que ordenou a 6 mil escravos a escavarem a região usando pás. 
              No ano seguinte, Nero morreu, e seu sucessor, Galba, abandonou o projeto, por ser caro demais.

CANAL DE SUEZ - EGITO 
                        O Canal de Suez é um canal que liga Porto Said, porto egípcio no Mar Mediterrâneo, a Suez, no Mar Vermelho.
                      Com a extensão de 163 quilômetros, permite que embarcações naveguem da Europa à Ásia sem terem que contornar a África pelo cabo da Boa Esperança. 
                   Antes da sua construção, as mercadorias tinham que ser transportadas por terra entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
             O Canal de Suez é uma das vias marítimas mais importantes do mundo e um dos grandes focos da economia do Egito.  
              Foram 10 anos de obras, utilizando 1,5 milhão de trabalhadores.
 Os navios que usam essa rota pagam altas taxas de pedágio.
 Os romanos já utilizavam a região para passagem de pequenas embarcações.  Era chamado de "Canal dos Faraós".

CANAL DE STALIN - RUSSIA 
 Canal de Stalin ou  Mar Báltico é um canal de navios na Rússia, que nasceu em 2 de Agosto de 1933. Ele conecta o Mar Branco com o lago Onega, o que é mais ligado ao Mar Báltico.
                           Até 1961, seu nome original era o Stalin Branco Mar - Canal do Mar Báltico. O canal foi construído por trabalho forçado de presos e durante a sua construção cerca de 8.700 pessoas morreram.
                         O comprimento total do percurso é 227 km. A partir de 2008, carrega entre dez e quarenta barcos por dia. Suas vantagens econômicas são limitadas pela sua profundidade mínima de 3,5 m (11,5 pés), inadequada para a maioria das embarcações marítimas.
                   De acordo com as estatísticas oficiais, o total de 193 milhões de toneladas de carga foram transportadas para o canal durante os primeiros 75 anos de seu funcionamento (1938-2008).

CANAL DO PANAMÁ  
                  O Canal do Panamá é um canal com 81 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. 
                 Para transpor o desnível entre os oceanos, foram construídos 3 sistemas de comportas. 
                       As receitas geradas pelos tributos sobre a carga transportada representam 25% das riquezas do país.
O canal possui quatro grupos de eclusas no lado do Pacífico e um outro grupo no lado do Atlântico. Neste último, as portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 140 metros de altura e pesam 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 56kW é suficiente para abri-las e reabri-las.
                      O lago Gatún, que fica a 26 metros acima do nível do mar, é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago. Do lago Gatún, o canal passa pela falha de Gaillard e desce em direção ao Pacífico, primeiramente através de um conjunto de eclusas em Pedro Miguel, no lago Miraflores, a 16,5 metros acima do nível do mar, e depois, através de um conjunto duplo de eclusas em Miraflores. 
              Todas as eclusas do canal são duplas, de modo que os barcos possam passar nas duas direções. Os navios são dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários. 
                   O lado do Pacífico é 24 centímetros mais alto do que o lado do Atlântico, e tem marés muito mais altas.

CANAL DE BRIDGEWATER - GRÃ- BRETANHA 
                 O Canal Bridgewater conecta Runcorn , Manchester e Leigh , em North West England. Foi encomendado por Francis Egerton, terceiro duque de Bridgewater , para o transporte de carvão de suas minas em Worsley para Manchester. 
                        Foi inaugurado em 1761 a partir de Worsley para Manchester, e mais tarde alargado de Manchester para Runcorn, e depois de Worsley para Leigh.
                        O canal está ligado ao Canal Navio Manchester através de um bloqueio na Cornbrook, o Canal Rochdale , em Manchester, o Canal Trent e Mersey em Preston Brook , a sudeste de Runcorn, e para o Leeds e Liverpool Canal de Leigh. Uma vez conectado com o rio Mersey em Runcorn, tem sido cortado por uma estrada de acesso à Ponte do Jubileu de Prata.
                          Seu sucesso ajudou a inspirar um período de intensa construção de canais, conhecido como "mania de canal". Mais tarde enfrentou uma forte concorrência do Liverpool e Manchester Railway e do Canal Macclesfield.  
                       Navegável em toda sua história, é um dos poucos canais na Grã-Bretanha que não foi nacionalizado, e continua sendo de propriedade privada. Embarcações de recreio agora podem usar o canal, que faz parte do Anel de Cheshire, rede de canais.


VIA MARÍTIMA DE SAINT LAWRENCE - CANADÁ - USA
                            Canal São Lourenço é o nome que é conhecido do sistema fechaduras e canais que permite que navios transoceânicos viajem do Oceano Atlântico para o Lago Superior , o maoir sistema da região dos Grandes Lagos da América do Norte .  
                        Legalmente, possui um comprimento de cerca de 3700 km e se estende desde Montreal a Lake Erie , incluindo o Canal Welland que permite que se salve o Niagara Falls.  
                  Esta seção da hidrovia não é um canal contínuo, mas inclui trechos de canais navegáveis ​​pelo rio, uma série de fechaduras e canais construídos para contornar áreas de corredeiras e barragens existentes na rota navegável.
                  A hidroviaSt. Lawrence está sob administração conjunta canadense-americano, controlando as fechaduras canadenses Saint Lawrence Seaway Management Corporation e da U. S. Saint Lawrence Seaway Development Corporation.

CANAL DE KIEL - ALEMANHA 
                     O Canal de Kiel, até 1948 conhecido como Kaiser-Wilhelm-Kanal, é um canal de 98 quilômetros de extensão situado na Alemanha. Liga o Mar do Norte, em Brunsbüttel, até o Mar Báltico, em Kiel-Holtenau.
                      Cerca de 280 milhas náuticas (519 quilômetros) são poupadas pela utilização do Canal de Kiel, ao invés de navegar pela Península de Jutlândia. 
                     Não só poupa tempo como evita as potencialmente perigosas tempestades marítimas. 
                      De acordo com a página da internet do canal, é o mar artificial mais utilizados no mundo; mais de 43.000 navios atravessaram o canal em 2007, excluindo as pequenas embarcações.

CANAL DE MIDI - FRANÇA 
                    É um canal artificial que se localiza na região do Midi, na França. É o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em funcionamento.
                   Navegável entre o rio Garonne, na altura de Tolosa, e Sète, no mar Mediterrâneo, numa extensão de 240 quilômetros, permite a comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo.
                          Foi projetado no século XVII por Pierre-Paul Riquet, como solução econômica, militar e política, para transportar mercadorias, evitando a navegação em águas abertas, evitando o estreito de Gibraltar e o contorno da península Ibérica.
                       Inaugurado em 1681, ao longo de seu percurso encontram-se trezentas e cinquenta obras de arte, entre pontes, eclusas e aquedutos.
                              Atravessa regiões como o Languedoque, Aube e Minerve, além de cidades de importância econômica e histórica como Béziers, Narbonne, Tolosa, Le Somail, Homps, Trèbes, Carcassone e Castelnaudary.
                     Em nossos dias, desde 1996, encontra-se classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 
                             Atualmente tem função exclusivamente turística, estimando-se o 50 mil o número de pessoas que o visitam, anualmente, em embarcações alugadas por mais de quarenta operadoras na região.

GRAN CANAL DA CHINA 
                             O Grande Canal da China, também conhecido como o Grand Canal Beijing-Hangzhou. 
                          A partir de Pequim , ele passa por Tianjin e nas províncias de Hebei , Shandong , Jiangsu e Zhejiang para a cidade de Hangzhou .  
                          As partes mais antigas do canal datam do século V aC, embora as várias seções tenham sido finalmente terminadas durante a dinastia Sui (581-618 dC).
                      O comprimento total do Grande Canal é 1,776 km (1.103 milhas).  
                        Sua maior altura é atingida nas montanhas de Shandong , com uma cúpula de 42 m (138 pés).  O tamanho e grandiosidade do canal ganhou a admiração de muitos ao longo da história, incluindo o japonês monge Ennin (794-864), o persa historiador Rashid al-Din (1247-1318), o oficialmm coreano Choe Bu ( 1454-1504) e o missionário italiano Matteo Ricci (1552-1610).

CANAL DE SAIMAA - FINLÂNDIA
                             O Canal Saimaa é um canal que liga o lago Saimaa com o Golfo da Finlândia perto de Vyborg , na Rússia. 
                          O canal foi construído 1845-1856 e inaugurado em 7 de setembro de 1856. Ele foi revisado e ampliado em 1963-1968.
                       Um sistema de vias navegáveis ​​e canais nos 120 lagos interligados da parte centro-sul e no sudeste da Finlândia são atingidas através do canal.  
                     A rede de canais profundos em Lake Saimaa com pelo menos um projecto de 4,2 metros (14 pés), abrange 814 km (506 mi). Os canais profundos estendem-se por todo o caminho para Kuopio na Finlândia Central.
 ILHAS ENCANTADAS

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